sábado, 29 de setembro de 2007

Objetivo(a)

Repórteres fotográficos e cinematográficos se reuniram ontem para o III Congresso Nacional de Jornalistas de Imagem. Organizado pela ARFOC-Brasil, o encontro ocorreu no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio, no centro da cidade. Alunos da UFF, UFRJ e do Observatório de Favelas também participaram do evento. Nas duas mesas, os palestrantes debateram sobre a atualização do profissional para as novas tecnologias de televisão digital e a relação do trabalho com a formação acadêmica.

“Apresentar o mundo da forma que ele (fotógrafo) vê o mundo” - Dante Gastaldoni

Segundo a análise de Dante Gastaldoni, professor das disciplinas de fotografia da UFF e da UFRJ, o perfil do fotógrafo se alterou ao longo do tempo. A formação acadêmica dos novos fotojornalistas contribuiu para o desenvolvimento de uma visão crítica do atual estágio da globalização. Além disso, a introdução da tecnologia digital abriu novas possibilidades, ainda não muito claras, para o futuro fotografia.

O professor também lembrou que além do olhar próximo das universidades, outro olhar surgiu. Os movimentos sociais e as periferias das grandes cidades brasileiras, normalmente criminalizados pelos grandes veículos de mídia, mostram que outro tipo de comunicação mais democrática é possível. Assim como na fotografia, mudar de objetiva(o) é mudar a visão de mundo já existente.

3 comentários:

Gabriel Schmidt Barcel disse...

Legal !! Gostei muito !! Ficou muito bom !! Continue trabalhando em cima disso porque vai fazer sucesso !! Abração !

E não se esqueça: Visite
"Pousadas e Hotéis em Petrópolis/RJ"

joao paulo disse...

Um tremendo fotógrafo
linda as fotos desse cara ai
além do mais ele é muuuuito foda em tudo
fodo fota
ou
foto foda !!!

beijos luizzzz

Anônimo disse...

Luiz, meu caro

Você é o "exemplo vivo" da minha comunicação na ARFOC. Com o "verniz universitário" sendo pincelado na UFF e a "visão periférica" sendo aprimorada na Maré, você reúne os ingredientes da alquimia que está determinando o perfil do novo fotógrafo documentarista que vem por aí. E já não é sem tempo!!!

Parabéns,

Dante