segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

It's War!

Mala com imagens inéditas de Robert Capa é encontrada no México


Uma mala contendo negativos do fotógrafo Robert Capa foi descoberta no México depois de ficar 68 anos desaparecida. São mais de 3 mil fotografias inéditas, contidas em 127 rolos de de filme distribuidos em três caixas. As imagens mostram os combates e cenas cotidianas da Guerra Civil Espanhola. Além das fotos do húngaro, a mala também trazia fotos de David Seymour(Chim) e Gerda Taro, companheira de Capa.

A mala foi encontrada com a familia de um general mexicano, Francisco Aguilar Gonzáles, que também lutou na revolução mexicana sob ordens de Pancho Villa. Depois das negociações, as imagens foram enviadas para o Centro Internacional de Fotografia de Nova York, fundado por seu irmão, o também fotógrafo Cornell Capa.

Os negativos estão agora na Casa George Eastman onde serão analisados e catalogados. Eles podem solucionar a dúvida sobre a veracidade da famosa foto do soldado republicano no momento de sua morte(The Falling Soldier). Como nunca foram encontrados os originais dessa imagem, especulou-se que ela poderia ser uma encenação.

Robert Capa foi um dos fundadores da agência Magnum e dizia que se uma foto não está boa o suficiente é porque não se estava perto o suficiente. O fotojornalista morreu em 1954 seguindo suas próprias palavras: ao tentar se aproximar de um comboio durante a 1ª Guerra do Vietnã para obter um melhor ângulo, ele pisou numa mina terrestre. Apesar do seu corpo ser dilacerado ele não soltou a câmera.